A carteirinha de estudante é importante para todos aqueles que ingressaram em uma universidade ou faculdade.

No Brasil, possuir esse documento é fundamental para conseguir acesso a eventos culturais, cinemas e outras atividades de lazer que ofereçam meia-entrada. 

ESTÁCIO: Conheça os cursos da Estácio de Sá e ganhe até 50% de bolsa! Clique aqui e saiba mais!

Carteirinha de estudante emitidas por aplicativo

Já são mais de 300 mil carteirinhas emitidas através do novo aplicativo, disponibilizado gratuitamente pelo MEC, onde os estudantes se beneficiam caso a matrícula esteja ativa. 

Dessa maneira, os documentos emitidos através do aplicativo continuam valendo da mesma maneira, mesmo com a medida da MP, impedindo novas emissões. 

Os educandos que não conseguiram emitir a sua carteirinha de estudante digitalmente vão ter que pagar R$35 para obter a sua. Essa é a média de valor das entidades estudantis.

Lançada no dia 6 de setembro do ano de 2019, a ID Estudantil permitia que os estudantes de instituições estudantis do Brasil conseguissem acesso a eventos pagando meia-entrada.

Esse produto era oferecido via lojas virtuais, como a Apple Store ou Google Play. Com ele, era possível emitir uma impressão de papel e reduzir a burocracia de falsificações. 

A MP estava aguardando a votação que aconteceria no Congresso Nacional para entrar em vigor. Desde o período, a emissão do documento que antes era feita pela SEB, foi subsidiada. 

Ineditamente, a iniciativa reuniu os dados de muitos estudantes do Brasil de diferentes instituições em um único lugar.

O cadastro de mais de 6 milhões de estudantes ao redor do país está na plataforma. Contanto com a presença de mais de 7 mil instituições de ensino básico ao superior. 

Com o auxílio do SEB é possível realizar o acompanhamento, por exemplo, de sua regularidade dentro das instituições de ensino.

Esse projeto foi criado para que as políticas públicas fossem cada dia mais aperfeiçoadas.

Validação da ID Estudantil é realizada através de aplicativo

Todos os empresários que realizarem um evento que disponibiliza a venda de meia-entradas podem, através do ID Estudantil Validador, conferir a validação das IDs. 

Para as entradas de cinema, shows e outros espetáculos, os produtores e funcionários podem conferir se a carteirinha de estudante é verdadeira ou não. 

Ela funciona de maneira bem simples: o leitor do aplicativo deve ser apontado para o QR Code que existe na carteirinha de estudante. 

carteirinha de estudante

Depois de ler o código, a validação do documento estará pronta. Esse aplicativo também está disponível para download de maneira gratuita em todas as lojas virtuais de seu telefone celular. 

Segundo o diretor de tecnologia do MEC, trata-se de uma solução completa que oferece a oportunidade de emitir a carteirinha de estudante e verificar sua validação.

Como solicitar?

Agora a carteirinha de estudante pode ser emitida online! E você que deseja ter acesso aos seus benefícios, podem realizar o download do aplicativo seguindo o passo a passo:

  • Primeiramente, faça o download do aplicativo na loja de seu telefone celular. Ele está disponível gratuitamente no Android e iOS
  • Verifique se o aplicativo tem a marca do Governo do Brasil antes de baixar em seu celular
  • Acesse o aplicativo após o download ser finalizado
  • Em seguida, toque em Entrar com gov.br
  • Informe todas os dados solicitados pelo aplicativo, como seu CPF e senha
  • Depois, toque em “Adicionar”
  • Selecione a opção de Minha ID Estudantil
  • Aceite todos os termos e condições para utilizar o aplicativo
  • Tire uma foto e valide todas as suas informações, incluindo a biometria facial
  • Tire a foto da frente e do verso de seu RG

E pronto! Sua ID Estudantil vai estar pronta para ser utilizada. Vale lembrar que a foto do RG vai ser comparada com a de sua carteirinha de estudante.

Sobre a ID Estudantil

A carteirinha de estudante, agora, pode ser emitida de forma digital pelo novo aplicativo oferecido pelo MEC. 

Vale lembrar que para que o acesso do aluno dê certo, a instituição em que o aluno está deve ter cadastrado todas as informações dele no SEB. O SEB é um banco de dados nacional feito pelo MEC.

Os alunos que já possuem o aplicativo em mãos, mas não conseguem utilizá-lo, devem solicitar a regularidade de seu cadastro no local de onde está estudando. 

Aqueles que ainda não realizaram o download do aplicativo mas querem saber mais informações, incluindo se seus dados estão corretos no sistema, devem entrar no site.

No portal, há todas as informações necessárias sobre o programa, com vídeos, perguntas e respostas e um programa que mostra quantas carteirinhas foram emitidas no dia. 

Nesse site também é possível encontrar um espaço específico onde as empresas podem verificar como funciona, de maneira prática, o aplicativo. 

Os estudantes devem apresentar sua ID Estudantil através do QR Code de seu celular sempre que quiserem meia entrada em shows, espetáculos e cinemas. 

O código vai trazer dados pessoais dos estudantes, que são necessários para comprovar a sua situação de matrícula dentro das instituições. 


0 comentário

Deixe um comentário

Avatar placeholder

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *